sábado, 17 de setembro de 2011

RETIRO

De 13 a 16 de setembro, o clero da diocese de Santo André esteve em retiro no Bairro de Itaici, região de Indaiatuba.
Para mim, o retiro é importante no sentido de darmos uma parada, recarregarmos as energias, refletir sobre temas que circundam o ministério sacerdotal e evitarmos cair no ativismo. No retiro, animado por Dom Gil, arcebispo de Juiz de Fora, trabalhamos sobre alguns temas - "Importância do Retiro"; "Oração"; " Mística"; "Nossa Senhora" e a "Espiritualidade do Sacerdote". Além dos temas, tivemos celebrações eucarísticas todos os dias, rezamos as Laudes, Hora Média e Vésperas, e ao final de cada dia tínhamos um momento espiritual rezando o terço, adorando o Santíssimo Sacramento e um momento penitencial.
Eu gostei deste tempo, penso que antes de exigirmos a presença das pessoas nos retiros paroquiais é preciso que nós, padres, testemunhem e participem das oportunidades que nos oferecem para novos retiros.
Pode ser que no próximo ano, o retiro já está marcado novamente para setembro e no mesmo local. É outra experiência adquirida e agora, com as energias refeitas vamos voltar aos nossos trabalhos, anunciando Jesus Cristo através das atitudes e palavras.

Padre Luiz, fc


Um comentário:

  1. Momentos de reflexão, contemplação e oração nos levam a um experiência pessoal com Deus. Jesus sempre orou antes dos acontecimentos marcantes, na escolha dos discípulos, na Transfiguração, nos momentos que antecederam a Paixão. É sempre bom dar um tempo para esse "doce diálogo com Deus".

    ResponderExcluir

Bate Papo no Blog