sábado, 30 de julho de 2011

DAI-LHES VÓS MESMOS DE COMER

Quantas pessoas desejam ter uma mesa alimentar e um padrão de vida igual ao cenário descrito por pessoas chamadas de "Terceiro Isaías - Trito Isaías", comendo com fartura e vivendo com alegria. O Evangelho da multiplicação dos pães, demonstra o caminho para se chegar a este situação de vida:
  • Olhemos a Realidade: Jesus estava no deserto (lugar de meditação onde o povo consegue fazer a experiência de Iahweh, o Deus libertador) e vê a multidão, que O segue precisa de uma resposta diante das injustiças e desigualdades que sofrem por causa das elites.
  • Ele é Referência: Jesus Cristo começa o ensinamento aos apóstolos como referência central. É Dele que vem as iniciativas; "Vamos dar de comer a estas pessoas"; "Faça o povo sentar em grupos (organize o povo), missão da Igreja".
  • Gesto Concreto: Surge alguém com cinco pães e dois peixes. Na Bíblia Hebraica existem a Torah (5 livros), os profetas e os sapienciais. Cinco pães se referem ao pentateuco judaico, os profetas (um dos peixes) e nunca despreze a sabedoria popular adquirida com a escola da vida (o outro peixe). Vamos seguir e fazer o que está escrito no pentateuco, o que os profetas ensinaram e escutar o povo em algumas situações.
  • Benção dos Alimentos: Jesus Cristo mostra que a eucaristia é benção de Deus e compromisso de igualdade social.
  • Não desperdice: "Recolham as sobras". Infelizmente, quantas famílias desperdiçam alimentos sem dar-se conta que outras pessoas passam fome no mundo.

O milagre da multiplicação dos pães é o "milagre da partilha", e esta igualdade, fraternidade e solidariedade é vontade de Deus, porém, cada ser humano tem a missão de colaborar neste trabalho. Vivemos no sistema capitalista neoliberal, uma estrutura econômica injusta que privilegia o acúmulo de uns e coloca a maioria das famílias Pobres em dificuldades de sobrevivência. É preciso mudar, e esta mudança não virá dos ricos em prol dos pobres, mas a exemplo do Evangelho, as mudanças começarão a partir dos Pobres.

Padre Luiz, fc


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bate Papo no Blog