quinta-feira, 21 de abril de 2011

CEIA DO SENHOR - QUINTA-FEIRA SANTA

Na liturgia de quinta-feira santa (missa vespertina) podemos perceber a preocupação do apóstolo Paulo em fazer da Eucaristia uma doação total de igualdade, fraternidade e solidariedade entre os seres humanos. É uma constatação e ao mesmo tempo nos leva a uma indagação: "O cirstão que comunga Jesus Cristo Eucarístico, como é aconselhado a se comportar?". Para responder a estas perguntas podemos recorrer em três relatos escritos nas Sagradas Escrituras:

  • A Eucaristia nos conduz a celebrar a Páscoa no Espírito de caminhada (Ex. 12, 1-14): O Povo do antigo Israel se organizou para se livrar da opressão, entrando num grande mutirão pela vida e pela liberdade.Hoje, este engajamento de nossas comunidades nos alerta a termos gestos capazes de proteger e curar o nosso planeta. Deus caminha conosco e também com a flora e fauna de nosso planeta.
  • A Eucaristia é instituída por Jesus Cristo (1Cor 11, 23-26): Participar da Eucaristia é acolher com gratidão, a grande graça de Jesus Cristo, que nos alimenta com seu próprio corpo e sangue. Doravante, a eucaristia pede a partilha mostrando que eucaristia e solidariedade estão vinculados.
  • Jesus é modelo de servidor (Jo 13, 1-15): Jesus além de instituir a Eucaristia como sacramento, mostra que a comunhão eucarística é fundamentada no serviço ao próximo, à luz do Evangelho.O gesto do lavapés, condena os gestos de poder autoritário mas valoriza o poder-serviço colocando todas as pessoas em pé de igualdade e justiça. A Igreja de Jesus Cristo é chamada a ser servidora ao invés de ser servida.

A quinta-feira santa comemora a instituição da eucaristia e do sacerdócio como sacramentos. Os padres são ordenados a estarem a serviço da comunidade, mas caminhando com ela de acordo com a vontade de Jesus Cristo, muitas vezes diferentes dos anseios humanos e assim, vamos levar Jesus Cristo a todos que ainda não conhecem O Filho de Deus, pois no final, a felicidade será compartilhada por todos e conseguiremos dar sentido à vida humana com gestos de solidariedade, fraternidade e igualdade.  

Padre Luiz, fc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bate Papo no Blog