quarta-feira, 9 de março de 2011

FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA

Inicia-se o tempo da Quaresma e com ele, a Igreja Católica no Brasil dá o pontapé inicial da Campanha da Fraternidade 2011. Esta Campanha traz como tema "Fraternidade e Vida no Planeta", cujo tema é "A Criação geme em dores de parto".
Partindo da metodologia pastoral do "Ver-Julgar-Agir-Avaliar-Celebrar", cada cristão é chamado a dar sua cota de colaboração, caso deseje ter um lugar para viver com dignidade. Segundo estudos, para atender o ritmo do ser humano atual, seria necessário três planetas terras, um absurdo e caso cada pessoa não mudar seus costumes e atitudes, não teremos um planeta para viver. Diante desta ameaça séria para o ser humano, antes de ficar cobrando comportamentos dos governantes políticos, ou das autoridades religiosas, cada cidadão pode adotar algumas medidas concretas, capazes de proteger e preservar o meio ambiente:
  1. Vamos moderar o consumo e pensemos se precisamos comprar de fato o que desejamos.
  2. É preciso consertar os vazamentos de água existentes em vários lares.
  3. Fiquemos atentos para as luzes acesas sem necessidade.
  4. Lembremo-nos que os jatos de água não são vassouras.
  5. Vamos regular os motores dos carros, caminhões e ônibus evitando o acúmulo de Co2.
  6. Vamos avisar a Eletropaulo sobre lâmpadas acesas durante o dia, energia que está sendo desperdiçada.
  7. Evitemos jogar móveis, eletrodomésticos, ou eletroeletrônicos em qualquer lugar.
  8. Vamos começar a reciclar o lixo.
  9. Na medida do possível, ao invés de usar copos, pratos ou qualquer outro material que será lixo reciclável, vamos adotar o uso de canecas ou louças que podem ser lavados para posterior uso.
  10. Na compra de móveis ou artefatos de madeira, que usemos produtos com o selo de certificado, atestando que a madeira vem de floresta reflorestada.
  11. Evitemos desmatamentos.

Penso que estes procedimentos poderão ajudar o nosso planeta a recuperar sua saúde. Por conseguinte, vamos mudar nossos comportamentos e atitudes, e teremos como recompensa um lugar muito melhor para se viver, deixando para as futuras gerações o presente da criação dado pelo próprio Deus.

Padre Luiz, fc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bate Papo no Blog