sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

PORTA ABERTA AO FAMINTO

Em julho de 1993, nossa paróquia São Geraldo foi informada da situação calamitosa do Nordeste em geral e de Crateús em particular. Lá, morria de duas a três crianças por dia em consequência da pior seca dos últimos cinquenta anos. O que fazer?
Tudo começou com um jejum de uma semana na capela Nossa Senhora da Caridade (que nesses dias ficou aberta dia e noite).
Às 6h da manhã havia um primeiro tempo de oração. Na oração da noite, às 19h o número dos presentes aumentava cada vez mais. Na sexta-feira, perto de 500 pessoas se apresentaram organizadas em setenta grupos de sete, cada um com um nome (o meu era "Jesus Pobre").
As pessoas receberam um cartão verde com as iniciais "PAF" (Porta Aberta aos Famintos). Iam colocar este cartão na porta de entrada de sua casa. Agora, em cada mês, todos se encontram para a Eucaristia e aí entregaram o donativo, o qual é mandado para o Nordeste.
O PAF se organizou: grupos se encontram no decorrer dos dias, seja às 6h da manhã, às 13h, ou às 19h para sustentar o movimento com tempos fortes de oração.
No domingo dia 30 de janeiro, mais ou menos 100 pessoas participaram das 8 às 16h de um retiro espiritual. Assim, o PAF dinamizou a nossa paróquia. ao mesmo tempo em Crateús se repetia o mesmo esquema, apoiado por Dom Fragoso.
Grupos de 07 de pessoas formaram-se para fornecer leite das crianças de famílias carentes. formaram 17 grupos de "necessitados" que três vezes por semana partilham uma "sopa popular". É uma ocasião de uma verdadeira festa nos bairros, com cantos, orações e muita alegria na criançada e nos adultos: uma família inteira fez uma légua a pé carregando um feixe de lenha para poder alimentar-se também:
Dona Atelina de Crateús escreve:
"Num ano de seca, num ano de carestia, de fome, de sede e violência, já estamos nos preparando pela vinda do menino Jesus. Não sei como agradecer das maravilhas que o PAF está fazendo comingo. Se não houvesse o PAF eu estaria passando uma fome muito grande dentro da minha casa, com os meus filhos".
O segredo desta Campanha é: "Tive fome e me destes de comer"(Mt 25, 35). O fantástico é ...
O EVANGELHO DE JESUS CRISTO VIVIDO HOJE!
Padre Alfredinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bate Papo no Blog