segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

SÃO JOÃO BOSCO (31 de janeiro)

É conhecido popularmente por Dom Bosco. É um dos santos que mais atraem a simpatia de todas as classes de pessoas, especialmente os jovens. Nasceu em Castelnuovo d'Asti - hoje castelnuovo Dom Bosco - a 16 de agosto de 1815. Sua mãe, Margarida Occhiena, deu-lhe uma sólida educação humana e cristã. Desde pequeno liderava um grupo de colegas, pois era dotado de muita inteligência, memória, vontade e agilidade física nos jogos. Organizava as brincadeiras, mas quando tocava o sino levava a turma à igreja. Foi ordenado sacerdote em 1841 em Turim. Começou a trabalhar junto com São João Cafasso.
Desde logo sua paixão foi a educação dos jovens, de modo especial os pobres e abandonados. Recolheu um grupo para brincar, rezar e dar de comer. No começo não tinham onde ficar. Depois abrigaram-se sob Pinardi, primeira célula do oratório, Deu-lhe o nome de Oratório de São Francisco de Salles. Teve muitas dificuldades materiais e vários opositores no começo de sua obra. Sua mãe o ajudou muito. Sua pedagogia, baseada na alegria e no amor, conforme as palavras de São Paulo: "A Caridade é benigna e paciente, tudo espera, tudo suporta ..." tornou-se universal. É a prática do método preventivo.
Dom Bosco assegurou a continuidade de sua obra com a fundação de duas congregações religiosas: os padres salesianos e as irmãs filhas de Maria Auxiliadora. Foi um escritor fecundo. Fundou escolas tipográficas, revistas e editoras para difundir a boa imprensa católica. Exerceu ação de intermediário entre a Santa Sé e o governo italiano.
Um santo sorridente e amável, sempre o mesmo entre os pobres ou entre reis e ministros. era amigo dos protestantes e judeus, e escrevia: "Reprovemos os erros, mas respeitemos as pessoas". Morreu no dia 31 de janeiro de 1888 e foi canonizado por Pio XI em 1934.
"UM SANTO PARA CADA DIA"
Mario Sgarbossa
Luigi Giovannini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bate Papo no Blog