quarta-feira, 10 de novembro de 2010

São Martinho de Tours (11 de Novembro)

Martinho de Tours é um daqueles homens que fizeram falar de si gerações inteiras por ter sido protagonista daqueles atos capazes de acender a fantasia popular. Todos ouvimos falar do episódio em que São Martinho cavalgando, envolto na sua sua ampla manta de guarda imperial, encontra um pobre endurecido pelo frio e com gesto generoso corta em duas a manta, dando a metade ao pobre. À noite, em sonho, viu Jesus envolto naquela metade de manta sorrindo-lhe reconhecido.
Martinho, filho de um tribuno romano, nasceu em Sabaria, Panônia no ano 315. Aos 15 anos já vestia a divisa militar. O episódio da manta deve ser colocado nesse período, porque aos 18 anos abandonou a milícia, recebeu o batismo para seguir santo Hilário de Poitiers, seu mestre. Após um breve noviciado de vida eremítica na ilha Galinária, Martinho fundou alguns mosteiros: Ligugé, o mais antigo da Europa, e Marmoutier, destinado a se tornar um grande centro de vida religiosa.
Após uma pausa de vida contemplativa, abriu-se à ativa: Martinho, eleito bispo de Tours, tornou-se o grande evangelizador do centro da França. Tinha sido, como se disse, um soldado sem querer, monge por escolha e bispo por dever. Nos vinte e sete anos de vida episcopal ganhou o amor entusiasmado dos pobres, dos necessitados e de todos que sofriam injustiças, mas era mal visto por parte do clero que preferia a vida cômoda. Foi até repreendido por um certo padre Brício. Tornou-se proverbial: "Se Cristo suportou Judas, porque eu não suportaria Bricio?"
Morreu a 08 de novembro de 397 em Candes, durante uma visita pastoral. Seus funerais, três dias após, foram uma verdadeira apoteose. Pode ser considerado o primeiro santo não mártir a ter festa litúrgica.
A metade da celebérrima manta que são Martinho dividiu com um pobre em Amiens, tiradas numerosas franjas para enriquecer os vários reliquiários, foi guardada cuidadosamente numa capela. São Martinho deixou traços de si até no vocabulário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bate Papo no Blog